Skip to main content

AURICULOTERAPIA

O que é?

Auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um método eficaz e minimamente invasivo, sendo, por isso, bem aceite e cada vez mais procurado pelos paciente.

Para que serve?

A Auriculoterapia, ou acupuntura auricular, é eficaz numa ampla variedade de doenças comuns, como também pode ser usada com bons resultados no tratamento de doenças de difícil resolução ou como analgésico. A Auriculoterapia, portanto, pode tratar qualquer problema, seja doença, dores, sintomas ou distúrbios psicossomáticos nos âmbitos físicos e emocionais.

Como funciona a auriculoterapia?

A Auriculoterapia foi desenvolvida por um médico francês, Dr. Nogier, nos anos 50-70, em Lyon,  que observou que a orelha apresentava-se como um micro-universo do corpo humano, representativo de todos os órgãos e sistemas. Todas as regiões e órgãos do corpo humano estão representados na orelha, como se a orelha fosse um feto em posição de cabeça para baixo.

O exame minucioso da orelha, segundo a avaliação dos pontos específicos equivalentes a cada órgão serve tanto ao objetivo de diagnosticar doenças, como de trata-las diretamente com a aplicação de agulhas em cada ponto, como na acupuntura, sendo úteis no alivio de dores (Ex: dor ciática, dor de cintura escapular, neuralgia trigeminal, dores causadas por hérnias de disco, etc.) e/ou no tratamento de problemas físicos e psíquicos.

Em caso de doença, reações se manifestam fielmente no ponto ou área específica da região comprometida, através de mudanças morfológicas, da coloração da pele, dor à exploração tátil, presença de edemas ou cordõezinhos detetados na palpação, mudanças na resistência elétrica, eczema ou telangiectasias.

Tratamento com auriculoterapia

O tratamento consiste na colocação, após assepsia rigorosa, de pequenas agulhas estéreis e descartáveis, de uso único, de forma a fazer pressão nos pontos auriculares. equivalentes à patologia diagnosticada, estimulando ou desbloqueando o funcionamento do órgão afetado.

Na prática clínica, ao estimular-se um ponto auricular podemos observar sensações como uma energia que corre pelo corpo, ou calor que se irradia e se reflete em partes específicas do corpo. As agulhas assim colocadas podem permanecer por um período máximo de sete dias, e tendem a cair sozinhas, quando a ação se completa. Esta técnica não deve ser empregada em mulheres grávidas e caso o pavilhão da orelha esteja com úlceras ou eczemas,

A Auriculoterapia é especialmente indicada como uma terapia complementar e não substitui o tratamento convencional da medicina ocidental.

Marque já a sua consulta

Não espere e marque a sua consulta de Auriculoterapia.