Cérebro ↔ intestinos ↔ vagina ↔ bebé
No interior do trato gastrointestinal há trilhões de micro-organismos, incluindo bactérias, fungos e vírus, ou seja, o número de microrganismos, principalmente no intestino grosso, corresponde a aproximadamente ao número de células existentes do nosso corpo. Porém, o mais interessante é que apenas 10-20% das bactérias do nosso intestino se assemelham às de outros indivíduos, denotando uma espécie de identidade única, própria a cada indivíduo. Essa identidade microbiológica, ou ‘microbioma’ difere enormemente segundo a pessoa, dependendo da dieta ingerida, do estilo de vida e outros fatores.
Mais recentemente, varias pesquisas mostram como as bactérias são absolutamente essenciais para a saúde humana e como os desequilíbrios no microbioma humano interferem de forma significativa na ocorrência de doenças crónicas não transmissíveis. Por isso é que o microbioma tem papel importante no equilíbrio dos intestinos do bebé, desde o início da sua vida pós natal.
Por tudo isto, é importante conhecermos um pouco mais sobre como as bactérias e um bom funcionamento da nossa flora intestinal afeta o nosso cérebro e bebé :