A colposcopia é um exame totalmente indolor, realizado com um aparelho semelhante a um microscópio, que se coloca 30 cm afastado da paciente. Este ilumina e amplia até 40X o trato genital (vulva, vagina e colo uterino).
É um exame complementar à citologia tradicional (Papanicolau). Estes dois exames juntos, atingem níveis de detecção e prevenção do cancro genital de aproximadamente 100%. O Papanicolau, baseia-se na recolha de material do colo uterino e vagina, para detectar possíveis alterações nas células dessas regiões. As lesões localizadas fora da área da amostra habitual, podem passar despercebidas e não identificadas no exame habitual. A vantagem de realizarmos os dois exames na mesma consulta, é o de ampliar o espectro de prevenção do cancro. A colposcopia utiliza alguns testes de colorações com soluções líquidas, para ressaltar a presença de células anormais.
Caso hajam áreas de coloração anormal no exame de colposcopia, uma amostra de material da região (biopsia), poderá ser realizada, para que, à posteriori, possa ser realizada uma avaliação microscópica em laboratório, para esclarecimento diagnóstico.